Na Inglaterra, o termo “curry” é usado para designar algo bem genérico: qualquer prato que envolva carne, peixe, frango ou mesmo vegetais cozidos em um molho apimentado e com temperos da culinária indiana, entre eles, cominho, tumérico, cardamomo e gengibre. A mistura de temperos a que chamamos no Brasil de “curry” é para eles o “curry powder” ou “curry paste“, que pode ser usado – ou não – no preparo de um curry.
Sendo um termo genérico, há uma enorme variedade de curries. Acho que é correto dizer que cada restaurante indiano tem seu “curry” básico e suas receitas, dependendo das preferências do chef e de sua origem: as várias regiões da Índia, Pasquitão ou Bangladesh. Além disso, não fique surpreso se no cardápio do restaurante indiano – ou Curry House – que você escolher não houver nenhum prato específico com o nome “curry”. Eles têm nomes próprios: Chicken Tikka Masala (que dizem ser o favorito dos ingleses), Butter Chicken, Chicken Tikka Jalfrezi , Vindaloo, Korma, Madras. Veja algumas explicações dos pratos aqui. O curry é acompanhado de arroz branco cozido e do pão chato Naan.
Para os iniciantes, e para quem quer pegar leve na pimenta, eles sempre sugerem o Chicken Tikka Masala (pedaços de frango assados servidos num molho à base de tomate cremoso e temperado), e para os bravos a sugestão é o Vindaloo, prato originalmente de Goa, derivado da vinha d’alhos portuguesa, mas que virou sinônimo de curry muito apimentado. De qualquer forma, normalmente no cardápio vem indicado se o prato é mais “mild” (suave) ou “hot” (quente como na Bahia!). Caso não esteja especificado no cardápio, pergunte ao garçon.
Onde experimentar um curry: praticamente em toda esquina você encontra um restaurante “indiano”, aí incluídos os paquistaneses, bangladeshianos (??) e bengalis. No leste da cidade, especialmente em Brick Lane, centro da comunidade Bangladeshi, há um em seguida do outro. Os críticos e os conhecedores falam muito mal desses restaurantes de Brick Lane, e afirmam que para conhecer a verdadeira culinária indiana você precisa sair da zona mega turística e procurar pelos restaurantes pequenos, muitas vezes familiares, que oferecem receitas tradicionais. Mas não sejamos tão puristas!
Duas sugestões em Brick Lane: Monsoon (no número 78) e Preem and Phrithi (nos números 120- 124)
Duas sugestões de restaurantes próximos à Brick Lane, com comida mais autêntica: Needo Grill e Tayyabs.
Abaixo alguns restaurantes conhecidos na área central de Londres. Para ver uma lista de bons restaurantes indianos, dos mais caros aos mais simples, vá a este site.
Veeraswamy – a Curry House mais antiga de Londres
Mezzanine Floor, Victory House
99 Regent Street, London W1B 4RS (entrada pela Swallow Street)
99 Regent Street, London W1B 4RS (entrada pela Swallow Street)
Zaika – 1 Kensington High St, W8 5NP
Star of India – 154 Old Brompton Rd, SW5 0BE
Masala Zone – cadeia com 7 restaurantes no centro de Londres (Bayswater, Camden, Covent Garden, Earls Court, Fulham, Islington e Soho).
E quem tenha dicas de bons restaurantes indianos em Londres, favor compartilhar nos comentários!
Leia mais: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3880#ixzz21mINKqHZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário