quinta-feira, 26 de julho de 2012

Curry: um prato indiano tipicamente inglês


Na Inglaterra, o termo “curry” é usado para designar algo bem genérico: qualquer prato que envolva carne, peixe, frango ou mesmo vegetais cozidos em um molho apimentado e com temperos da culinária indiana, entre eles, cominho, tumérico, cardamomo e gengibre. A mistura de temperos a que chamamos no Brasil de “curry”  é para eles o “curry powder” ou “curry paste“, que pode ser usado – ou não – no preparo de um curry.
Sendo um termo genérico, há uma enorme variedade de curries. Acho que é correto dizer que cada restaurante indiano tem seu “curry” básico e suas receitas, dependendo das preferências do chef e de sua origem: as várias regiões da Índia, Pasquitão ou Bangladesh. Além disso, não fique surpreso se no cardápio do restaurante indiano – ou Curry House – que você escolher não houver nenhum prato específico com o nome “curry”. Eles têm nomes próprios: Chicken Tikka Masala (que dizem ser o favorito dos ingleses), Butter Chicken, Chicken Tikka Jalfrezi , Vindaloo, Korma, Madras.  Veja algumas explicações dos pratos aqui. O curry é acompanhado de arroz branco cozido e do pão chato Naan.
Para os iniciantes, e para quem quer pegar leve na pimenta,  eles sempre sugerem o Chicken Tikka Masala (pedaços de frango assados servidos num molho à base de tomate cremoso e temperado), e para os bravos a sugestão é o Vindaloo, prato originalmente de Goa, derivado da vinha d’alhos portuguesa, mas que virou sinônimo de curry muito apimentado. De qualquer forma, normalmente no cardápio vem indicado se o prato é mais “mild” (suave) ou “hot” (quente como na Bahia!). Caso não esteja especificado no cardápio, pergunte ao garçon.

Onde experimentar um curry: praticamente em toda esquina você encontra um restaurante “indiano”, aí incluídos os paquistaneses, bangladeshianos (??) e bengalis. No leste da cidade, especialmente em Brick Lane, centro da comunidade  Bangladeshi, há um em seguida do outro. Os críticos e os conhecedores falam muito mal desses restaurantes de Brick Lane, e afirmam que para conhecer a verdadeira culinária indiana você precisa sair da zona mega turística e procurar pelos restaurantes pequenos, muitas vezes familiares, que oferecem receitas tradicionais. Mas não sejamos tão puristas!
Duas sugestões em Brick Lane: Monsoon (no número 78) e  Preem and Phrithi (nos números 120-  124)
Duas sugestões de restaurantes próximos à Brick Lane, com comida mais autêntica: Needo Grill Tayyabs.
Abaixo alguns restaurantes conhecidos na área central de Londres. Para ver uma lista de bons restaurantes indianos, dos mais caros aos mais simples, vá a este site.
Veeraswamy – a Curry House mais antiga de Londres
Mezzanine Floor, Victory House
99 Regent Street, London W1B 4RS (entrada pela Swallow Street)
Zaika – 1 Kensington High St, W8 5NP
Star of India – 154 Old Brompton Rd, SW5 0BE
Masala Zone – cadeia com 7 restaurantes no centro de Londres (BayswaterCamden, Covent GardenEarls CourtFulhamIslington e Soho).
E quem tenha dicas de bons restaurantes indianos em Londres, favor compartilhar nos comentários!


Leia mais: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3880#ixzz21mINKqHZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário